segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

E o PSA venceu!


Após uma intensa discussão acerca do uso do PSA no final de 2011 e início de 2012, conforme discutimos no antigo blog naquela época, siga o link: http://alexurol.blogspot.com.br/2012/01/polemica-do-exame-dosagem-de-psa.html, o bom senso prevaleceu. O PSA continua sendo o mais bem sucedido marcador tumoral já utilizado.

Toda a comunidade científica conhece as limitações do PSA, entretanto desde sua introdução, milhares de vidas foram salvas dado ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quando diagnosticado precocemente o câncer de próstata tem taxas de cura acima de 90%, ao passo em que, quando o diagnóstico ocorre tardiamente, já na vigência de sintomas, quase a totalidade dos pacientes apresenta doença avançada, metastática. Nestes casos não há como falar em cura mas apenas em tratamentos que prolongam a vida e reduzem os sintomas. 


Mesmo sendo uma importante ferramenta para a detecção precoce do câncer de próstata, o PSA não detecta todos os casos, aproximadamente 20% dos pacientes com câncer de próstata apresentam PSA dentro do limite da normalidade. Estes casos são diagnosticados através do exame digital retal (também conhecido como toque retal) bem como da evolução dos valores do PSA, mesmo com valores ainda normais. Portanto não basta apenas a dosagem isolada do PSA para que alguém possa se sentir seguro. É recomendável a visita anual ao urologista a partir de 40 anos de idade. Aqueles pacientes que não apresentam casos de câncer de próstata dentre seus familiares podem iniciar o rastreamento para o câncer de próstata aos 45 anos.


Dr. Alex Santos
Urologista
Av. Solimões 108, primeiro andar
Bairro Brasiléia, Betim, MG
Tel: (31) 3594-5940

Nenhum comentário:

Postar um comentário